Vereador afirma que cebola não tem mesmo incentivo da fruticultura

por Carlos Britto // 03 de fevereiro de 2010 às 11:52

DSC00110Um dos produtores de cebola mais conhecidos de Casa Nova, norte da Bahia, o vereador João Honorato conhece como poucos o produto. E tem conhecimento de causa quando afirma que falta “tecnologia de ponta” para ser aplicada  no cultivo da cebola. A mesma tecnologia, aliás, que sobra na fruticultura irrigada.

 “Casa Nova é um dos maiores produtores de cebola do Brasil, nós produzimos de janeiro a janeiro, temos solo de qualidade, sol o ano inteiro, só falta tecnologia de ponta para modernizar as plantações”, disse. 

João Honorato informou também sobre o Seminário da Cebola, que acontece em Casa Nova, nos dias 03 e 04 de março, que vai reunir na cidade especialistas do Mercosul. O evento já está em sua 13a edição. “Esse seminário vai discutir a questão da irrigação, do mercado consumidor e da representatividade da cebola no cenário nacional. Vamos trazer palestrantes da Argentina e do Uruguai”, ressaltou o vereador no Programa Carlos Britto no Ar de ontem (02).

Vereador afirma que cebola não tem mesmo incentivo da fruticultura

  1. SENTO-SÉ disse:

    A região do Vale do São Francisco poderia representar o Brasil com as grandes safras de cebola se os agricultores se organizassem. Com a organização dos agricultores poderia se buscar as tecnologias que são necessárias para as plantações, colhetas e armazenamentos da cebola produzida. Seria possivel negociar com os grandes centros consumidores de cebola e garantir um preço médio diminuindo assim o risco de perder os investimentos. Nós temos água, terra e muito sol o que permite o plantio de cebola durante todo o ano. E ainda não temos irrigações mais econômicas, como gotejamento, que alem da econimia, melhora o rendimento da produção. Sento-Sé esse ano tem pespectiva de grande safra de cebola. Irecê, já estão irrigando por gotejamento e o mais interessante é que lá não rios. O que se percebe é a acomodação dos agricultores da borda do lago.

  2. João Honorato disse:

    Concordo plenamente com a mensagem postada por Sento-Sé e convido a comunidade desta região importante na cadeia produtiva para participar do SENACE e oferecer subsidios que agregem valor .
    Com certeza a participação dos clientes envolvisos com esta cultura engradeçera o evento, um abraço até 03 e 04 de março em Casa Nova.

  3. Jose Francmar Pereira disse:

    Amigo sou de Penaforte-CE, planto cebola a mais de 20 anos, no sistema convencional em quadros. Minha irrigação agora é moderna gotejamento, vou plantar toda minha area no novo sistema ha quem diga que a produçao vai diminuir pois no quadro cheguei a produzir 21 toneladas por Kg, sou tecnico agricola e tenho pequizado a melhor maneira de produção, diminuido os custos que são elevados para o produtor, especialmente a mão de obra que com o gotejamento diminui bastante. O incentivo para produtores de cebola só quando houver uma grande organização dos produtores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários