No contexto da violência nas escolas do país, o vereador de Juazeiro (BA), Dionísio Gomes, se pronunciou na última sessão da Casa Aprígio Duarte Filho para pedir que a Guarda Civil Municipal (GCM) desempenhe o seu verdadeiro papel, que segundo ele é o policiamento administrativo.
“A função da Guarda Municipal é o policiamento administrativo, que deve proteger o patrimônio municipal, e isso envolve sua força humana e os alunos que estão lá sob sua custódia. Precisamos redirecionar o serviço, porque hoje não vemos Guarda Municipal, vemos guardas atuando como verdadeiras polícias”, disse Dionísio, endossando a fala de outro vereador da Câmara, Gleidson Azevedo, que solicitava da prefeitura atuação mais forte da GCM nas escolas.
Dionísio continuou e disse que o papel da Guarda é auxiliar as polícias. “A lei diz que a guarda pode auxiliar as polícias, mas isso não dá o direito de tomar o poder do policial, então precisamos redirecionar a guarda para o seu papel que a Constituição manda”, concluiu o vereador.
De quem é a responsabilidade nas escolas estaduais? Da PM ou também é da GCM?. E as Universidades Federais? GCM também?
O vereador que por ventura falou uma besteira desta, ele tem que voltar para a escola, pois a Guarda Municipal é regida por lêis, lêis estas como 13022/2014 lei federal, e a lei orgânica do Município de Juazeiro ba, o que se esta vendo é que tem vereador que não o conhece né as leis do Munipio que ele é vereador, e o cúmulo do absurdo.
O amigo pesquise um pouco mais . Quem é oara está em escola e o agente escola o agente de portaria . Caso os gestores da escola detecte algo eles liga para a polícia ou para gcm . Para averiguar e tomarem as medidas cabíveis.
Esse vereador precisa se informar melhor sobre o serviço da guarda municipal totalmente equivocado, tudo indica que esse vereador não sabe sobre a GCM. Se atualize aí vereador. Lei 13022 e entre outrasm
O.que importa é colocar polícias armados é com autorização para manda pro inferno esses vagabundos invasores de escolas.
É verdade, a constituição proíbe GCM de fazer abordagem e apreenção pois a guarda municipal não tem corregedoria e sim zelar pelo patrimônio público municipal segundo Superior Tribunal de Justiça – STJ. Parabêns vereador pelo seu conhecimento, mande quem lhe criticou estudar mais.
O próprio nome já diz, Guarda Municipal, criada para GUARDAR o patrimônio público. Está incluído parques, jardins, museus, prédios públicos, ESCOLAS, enfim, tudo que for público e municipal. A Guarda Municipal, não pode sair por aí agindo como polícia, só porque algum louco, lhe deu esse direito, inclusive, colocando uma arma em suas mãos. Para prender, investigar temos a PM e a PC. Então esse vereador está de parabéns quando pede que a GUARDA MUNICIPAL, faça a vigilância de um prédio público, onde nossas crianças passam uma parte de suas vidas. Nós os pais, que trabalhamos e pagamos os salários desses agentes, temos o direito de ter tranquilidade e segurança em deixar nossos filhos sob a guarda do estado/município, onde um simples agente de portaria não está preparado para enfrentar um ataque de um louco. Fazer ronda nas imediações da escola pode inibir a ação desses loucos. Vamos deixar as ideologias de lado e pensar mais na segurança de nossas crianças e adolescentes que é o mais importante.