Uma indicação apresentada pelo vereador governista Aero Cruz (PSB) à Mesa Diretora da Casa Plínio Amorim pretende solicitar da prefeitura um levantamento sobre o número de ambulantes que trabalham em Petrolina. A intenção é evitar prejuízos financeiros a esses profissionais em épocas de eventos festivos na cidade, por conta dos ambulantes de fora que vêm para Petrolina.
Segundo Aero, tem sido comum a presença excessiva de ambulantes de outros lugares – a exemplo de Feira de Santana (BA) – para o São João, Carnaval ou Moto Chico.
“Não tenho nada contra Feira de Santana, mas esses ambulantes chegam aqui em grande número, trabalham no final de semana tirando o emprego dos nossos ambulantes e barraqueiros, e na segunda-feira vão embora levando o dinheiro que poderia circular em Petrolina”, justificou.
Aero ressaltou que após ter esse levantamento em mãos, pretende dar entrada na Casa a um projeto de lei para valorizar o trabalho dos ambulantes e barraqueiros locais. O vereador disse já ter o apoio colega de bancada, Ibamar Fernandes (PRTB), e do oposicionista Gabriel Menezes (PSL). “Vamos sensibilizar os demais vereadores a apoiar o projeto, para que possamos dar uma melhor estrutura aos nossos ambulantes, priorizando seu trabalho, e assim o dinheiro ficar girando dentro da nossa cidade”, complementou.
Demanda
Um dos idealizadores do Moto Chico e admirador confessor dos eventos realizados em Petrolina, o vereador frisou que sua preocupação veio da demanda dos ambulantes locais, que o procuraram para lhe informar que em cidades próximas, como Ouricuri (PE), no Sertão do Araripe, o município já garante essa ‘proteção’ aos profissionais. O vereador disse que a medida é necessária, até para fortalecer a associação dos ambulantes em Petrolina. Ele informou que, após o mapeamento, a prefeitura deverá reservar uma cota para quem é da cidade. A comprovação será feita mediante cadastramento, pelo qual o ambulante terá de comprovar residência. “Somente em caso de desistência desse ambulante em eventos festivos de Petrolina, o que vem de fora poderá ocupar essa vaga”, finalizou Aero.
Apoiado vereador, esses vendedores ambulantes de fora não deixam nada para Petrolina. Vereador, tem que coibir também esses veículos trucks food forasteiro. O cara monta um “restaurante” sobre 4 rodas cruza a ponte e vem vender na cidade, sem ter alvará, prejudicando o comerciante petrolinense, sem gerar empregos ou tributos aqui, nem ao menos deixa o IPVA na cidade, pois até a placa do carro é de fora. Tem que aprovar uma lei para coibir isso.
Desde de quando um “nobre edil” pode propor uma PEC ? Direito de ir e vir e sem reservas de domínio para atividades comerciais estão na Constituição Federal !
Um “pulítico” custa mais de 350 mil / ano aos cofres públicos para mandar uma nota dessa à imprensa!
Eu me envergonharia e pediria desculpas públicas aos que confiaram a ele o voto e aos que leram uma proposta tão maluca dessa ….E ainda cita como referência à anomalia jurídica a bela e pacata Ouricuri !
SEM NOÇÃO UM VEREADOR DESSE, OS ELEITORES DELES TEM QUE PRESTAR ATENÇÃO NESSE VEREADOR PARA NAO REELEGEREM
Se fosse assim não teria lei reservando um percentual de artistas locais nos eventos. Se fosse assim não teria as cotas regionais nas universidades. Se fossr assim não teria o PAA que privilegia os pequenos agricultores regionais. O município deveria mesmo era proibir ambulantes na cidade. Comércio só para quem é legalizado e que paga impostos.
Há uma reserva para artistas regionais pq é ARTE e não comércio na essência e definição da atividade e existe uma Lei Federal que regulamenta o que a Constituição Federal preconiza sobre o tema;
Há uma Lei Federal que estabelece políticas de cotas baseada em ações propositivas e afirmativas ; ações essas de âmbito mundial e recomendadas pela ONU;
Há uma Lei Federal que equipara ou tenta promover economia justa e solidária para os pequenos agricultores.
Quer promover uma PEC ou criar uma Lei Federal ? Tem de ser um legislador federal , membro do Congresso Nacional e não da Casa Plínio Amorim!
Uma cidade de expressão como Petrolina criar um factóide desse é expô-la a nível nacional …A única coisa que concordo com vossa pessoa é uma melhor fiscalização sobre o comércio informal….Basta fiscalizar pq Lei Federal sobre isso já existe !
Rapadurinha, deixa o saruê aprovar a lei dele, se não concorda vá bater panela lá na câmara kkkk
rapadura valeu.
Protecionismo, atitude típica de socialista ignorante quanto às ciências econômicas e matemáticas. Alguém diga a este ignaro que a causa da miséria que impera nesse país é justamente esse protecionismo tolo e arcaico. Sem concorrência a tendência é termos produtos mais caros e de qualidade questionável. Mas fazer o quê, é um socialista, não esperaria nada de diferente, condenando o próprio povo a ser refém de produtos caros e de qualidade questionável. Quem mais perde nessa história toda são os que possuem baixa renda, os mesmos que este socialistas dizem querer ajudar.