Depois das recentes críticas ao atual gestor da 3ª Superintendência Regional (SR) da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), Luciano Albuquerque, o vereador Ronaldo Cancão voltou a questionar o órgão federal. Desta vez Cancão quer explicações sobre um convênio firmado entre a empresa Focus e quatro associações rurais do Pontal, com vistas à exploração do serviço de abastecimento d’água da adutora que liga o canal até o distrito de Caititu, na zona rural da cidade.
O vereador disse estranhar o fato de a Codevasf não repassar essa tarefa diretamente à iniciativa privada, mas formalizar um contrato, por meio desse convênio, para que as quatro associações – Uruás, Cruz de Salinas, Caititu e Atalho – assumam o abastecimento. Pelo convênio, mil famílias serão contempladas, pagando uma taxa de R$ 25,00.
Preocupado, Cancão disse que Albuquerque precisa dar detalhes sobre outras questões. “Quero saber, por exemplo, como vai ficar a captação da água. E as demais comunidades que estão utilizando a água do Pontal? E a energia das outras comunidades e das outras adutoras?”, indagou.
O vereador frisou que, caso a Celpe decida cortar a energia da adutora, quem primeiro arcará com as consequências será a comunidade do Caititu. “Mas a empresa vai ajuizar as associações, por ter promovido o contrato?”, continuou. Considerando “um equívoco” o convênio, Cancão afirma que a Focus é a mesma que “abandonou” o final da obra da Adutora do Caititu, que leva água até o município de Dormentes (PE), no Sertão do São Francisco. Para o vereador, havia outras empresas muito mais confiáveis em Petrolina para explorar o serviço, ou até cooperativas como a Cerpel, que tem serviços comprovadamente prestados na área. “Não se pode colocar conta de energia no trajeto apenas de Uruás a Caititu. Até porque há uma energia que gera a captação da água até chegar ao ponto final do canal do Pontal”, reforçou. “A comunidade quer pagar, mas é preciso que tudo fique mais esclarecido”, completou.
A reportagem tentou um contato com a 3ª SR, na manhã de hoje (12), mas não obteve sucesso. O espaço fica reservado aos citados pelo vereador para os devidos esclarecimentos.
Vereador, para mim é uma satisfação muito grande vê um representante do povo logo no seu primeiro mandato assumir causas e se manter vigilante e sobretudo procurando honrar os votos recebidos no nosso município.
Esse Convênio destinado à exploração do serviço de abastecimento d’água da adutora que liga o canal até o distrito de Caititu, na zona rural da cidade, merece a sua observação, investigação e quiça a investigação do Ministério Público.
Concordo ainda mais quando afirma que existe “outras empresas muito mais confiáveis em Petrolina para explorar o serviço, ou até cooperativas como a Cerpel, que tem serviços comprovadamente prestados na área”.
A imoralidade nessa negociata é imensa. Todos sabem que essa empresa é de fachada. Existe interesses obscuros de dois engenheiros da Codevasf. Que são os mesmos que decidem pelo Superintendente. Um deles participou ativamente das reuniões junto as associações, sem esconder o verdadeiro interesse no Convênio.
Vereador, como comunitário gostaria de obter maiores explicações sobre esse negócio pantanoso, e espero que consiga a anulação desse convênio a bem do interesse público.
O pontal é um projeto, prepondrantemente, de irrigação. Estes desvios de finalidade geralmente correm por conta de arrumado eleitoreiro. Depois não querem se submeter às exigências operacionais e de custo que se submetem os irrigantes. Se um consumidor da associação não paga em dia, menos mal porque a associação cobre. Quando esta inadimplência aumenta a associação não paga e aí o corte atinge a todos da associação, mesmo os adimplentes.
Pensa no rolo!
Só tem vc mesmo pelo povo de petrolina pena que a maioria não vê isso é quero agradecer pelo o aterro que o vereador mandou colocar la na estrada da laranjeira porq se agente tivesse esperado pelo vereador Betão até hoje eu e minha família estava com os nossos carro ilhados brigado Ronaldo Ramos com tiro e não abro
VEREADOR COBRE E DEPOIS MOSTRE PRA POPULAÇÃO COM DOCUMENTOS:
OS SÃO JOÕES MILIONÁRIOS,A QUE PONTO ESTÁ A INVESTIGAÇÃO?O POVO QUER: