Integrante da bancada governista e aliado do ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (UB), o vereador Ruy Wanderley (PSC) fez uma defesa enfática da governadora Raquel Lyra (PSDB) na sessão plenária desta terça-feira (6). Da tribuna, Ruy começou mencionando as várias indicações e requerimentos dos demais colegas quanto a ações do Estado em prol do município, e disse que os vereadores “estão no seu papel”. Mas frisou que Raquel assumiu há apenas seis meses um governo de 16 anos – referindo-se às gestões socialistas de Eduardo Campos e Paulo Câmara.
“Eu vejo algumas pessoas quererem que a governadora Raquel Lyra resolva os problemas existentes no Estado, e mais especificamente na nossa querida Petrolina, em cinco meses”, criticou.
O governista lembrou que os sérios problemas dos perímetros da área irrigada, por exemplo, passaram por várias gestões até anteriores às do PSB. Ruy foi mais além: disse que, antes das cobranças à governadora e ao prefeito Simão Durando, é necessário também cobrar dos parlamentares, e não apenas dos que representam o município.
“Outros deputados que representam Pernambuco, que vieram a Petrolina e tiveram uma votação expressiva em Petrolina, depois não voltam e não colocam emendas para que a governadora e o prefeito possam fazer as intervenções que aqui são colocadas por nós, vereadores”, ponderou, citando como exemplo as péssimas condições das estradas de acesso aos núcleos irrigados.
Compromisso
Ruy deixou claro que nada impede nenhum candidato ter votos nos 184 municípios pernambucanos, mas é preciso que tenham compromisso depois das eleições. “Se faz obra, se faz investimento é com recursos. E de onde vêm esses recursos? também das emendas parlamentares, que são um valor significativo que cada deputado e cada senador tem”, frisou.
O vereador disse que a maioria da Casa Plínio Amorim votou nos deputados que representam Petrolina, mas os que apoiam políticos de fora da região devem cobrar dos seus aliados as emendas para o município. “Só o prefeito, só a governadora, para fazer as intervenções que Petrolina precisa, não fazem porque não têm dinheiro suficiente”, avaliou. Ruy, no entanto, evitou citar os nomes dos candidatos eleitos em 2022 e que tiveram boa votação em Petrolina, mas ainda não colocaram um real de emenda para o município. “A gente não pode ficar só jogando pra plateia”, finalizou.
Esse aí dança conforme a música. O que importa para esse camarada é lucrar no jogo. O compromisso dele é o de fariseu: com a hipocrisia.
Não votei nesse vereador, e jamais votarei, mas concordo com ele em tudo que disse. É prematuro cobrar a governadora com pouco mais de 5 meses de mandato. E cobrar tudo da prefeitura também é fazer jogo político. Primeiro que o município no últimos 6 anos investiu bastante em Petrolina, não obstante o fato que outras gestões pouco fizeram e que a cidade cresce continuamente. Segundo que nos últimos 100 anos um único governador que nos olhou com carinho foi Nilo Coelho. Terceiro que a quase totalidade
dos deputados e senadores não colocam emendas para a nossa região, inclusive aqueles que tiveram votos aqui no chamado voto de classe: o professor votou em um candidato da classe lá de Recife, o policial votou no colega candidato lá da capital, o evangélico no pastor do litoral, e assim por diante, mas que não reverte em obras e benefícios para os petrolinenses como um todo. Quarto, e último, que o município é o ente mais hipossuficiente do pais, a constituição de 1988 destinou os tributos menores e mais sonegados dos entes federados; em contrapartida atribuiu a maior parte das responsabilidades. A União compensa enviando bilhões aos municípios, já o Estado de Pernambuco pouco envia. É essa política que Raquel prometeu mudar, ajudando com recursos. Se ela vai cumprir com o prometido, só o tempo dirá!
Ruy é um verdadeiro politico: leal ao grupo e leal a Deus ( que é muito dificil na politica). E afirmo que Ruy deveria ser convidado para ser o vice de simão. pois a oposição de Marilia e Lucas Ramos, sonha com Ruy deixando o governo e o mesmo é muito fiel ao grupo de Fernando. muito mais que os outros.
Esse ai é figurinha carimbada do grupo da força politica. não mentiu e nem errou, o que ele disse é verdade, resposabilizar Raquel não faz sentido e simão tá fazendo um belo trabalho, o que está em seu alcance. ao vereador está de parabens