A vereadora Márcia Cavalcante (PMN) comentou sobre o convênio entre a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e o Hospital de Urgências e Traumas.
“Esse convênio deve ser mais transparente para a sociedade petrolinense. Precisamos saber se os alunos vão ser monitorados por médicos formados, porque nenhum de nós gostaria de chegar ao hospital e ser atendido por estudantes sem supervisão”, afirmou Márcia no Programa Tribuna Livre de hoje (06).
A vereadora também questionou a mudança do nome do Hospital de Urgências e Traumas Dr. Washington Barros. “Eu gosto quando as pessoas chegam e contribuem para o crescimento de Petrolina, mas algumas pessoas chegam e querem mudar tudo, sem respeitar a cidade. Parece que o nome do hospital vai mudar para Hospital da Univasf. Eu prefiro não acreditar”, finalizou.
Parabéns vereadora, é memorável o que a senhora esta fazendo
checando a questão legal desse convênio. Concordo também em não mudar o nome do hospital.
Qualquer dia desses o reitor quer vai mudar o nome da cidade.
Engraçado, questionaram tanto a antiga direção porque eles eram da bahia e agora a direção é da Univasf que tem gente de SP, RJ, MG e GO. O pessoal da Univasf nem deve saber quem foi Dr. Washington Barros, por isso vão mudar o nome para: HOSPITAL DAS CLÍNICAS DO VALE DO SÃO FRANCISCO.
Todo hospital universitário já ruim por si só, pois os alunos tem de aprender na prática a serem médicos e enfermeiros. Sendo assim haverá momentos em que terão supervisão e outros que ficarão sozinhos. Se um enfermeiro precisa furar seu braço uma vez para colocar um acesso de soro, um aluno irá furar duas ou três vezes. Outro ponto, todo hospital universitário tem alta taxa de infecção hospitalar, pois os alunos não cumprem as orientações básicas como não entrar no hospital com roupa da rua, não usar anéis, brincos, colares, esmalte nas unhas e pulseiras, pois esses “acessórios” são fontes de bactérias e microorganismos.
Se transformar o hospital em hospital universitário fosse realmente bom todas as cidades já teriam feito isso. Normalmente as cidades que tem um hospital universitário dispõe de mais de um hospital público, o que não é nosso caso.
A Univasf deveria dizer quem é o Sr. Lúcio novo diretor do hospital de traumas e qual é a sua experiência em gestão hospitalar. Tem também uma nova diretora que até onde sabemos a única experiência que tem é como ex-secretária de Fernando Bezerra Coelho. Cadê a imprensa que não vai atrás de saber quem são os novos diretores?
Eu só queria saber duas coisas: se o hospital agora é da Univasf que é federal então Petrolina não terá mais custos com o hospital de traumas, certo? E quem são seus novos diretores e quais são seus planos? Alguém pode me dizer….
Quem vai ser cobaia é outro… eu e Lóssio vamos pro Memorial ou HGU quando precisamos!!!
CONCORDO COM A VEREADORA MARCIA CAVALCANTE.
O PODER PUBLICO,A PROMOTORIA E A IMPRENSA PRECISA FISCALIZAR SE QUEM ESTAR FAZENDO OS ATENDIMENTOS SÃO MEDICOS OU ESTUDANTES.POIS ESTIVE NA NOITE DE DOMINGO NO TRAUMAS AMIGO CARLOS BRITTO E O QUE VIR LÁ FOI ESTUDANTES ATENDENDO SOZINHOS.ISSO É UM DESRESPEITO A POPULAÇÃO.
VAMOS INVESTIGAR MAIS ISSO.
UM ABRAÇO
Não concordo com o formato. Mas é melhor do que entregar aos médicos. Esses sim só pensam em enriquecer ainda mais do que são.
Esses 04 anos de Lóssio terão reflexos negativos nos próximos 40 anos….
Em breve sai a primeira safra de médicos da UNIVASF em petrolina aí vai haver concorrência e talvez aí alguns problemas sejam solucionados.
Engraçado e estranho ,só as marérias referentes a prefeitura e orgãos parceiros tem tantos comentários,muitas outras coisas aqui levantadas se quer tem comentário algum.
Um abraço a todos
A previsão é que as taxas de mortalidade e infecção hospitalar no Hospital de Traumas (ou seja lá qual nome ele terá) aumentem radicalmente. Se transformar o hospital universitário fosse a solução o SUS só iria mandar recursos pra ele. A verba que o MEC irá mandar é só de 300 mil, para quem não sabe, isso só cobre os custos com preceptores, coordenadores de curso, luvas de procedimento e máscaras, nada além disso. Se as coisas estivessem sendo feitas de maneira correta o Prefeito da Saúde ou os forasteiros da Univasf já haveriam pedido uma coletiva com a imprensa para sanar dúvidas. Não é estranho que o Secretário de Saúde tenha pedido demissão justamente por não concordar com esses planos? A pergunta é: o que há de tão misterioso nessa parceria que não pode ser levado ao público? Só mesmo nossos representantes na Câmara dos Vereadores e Ministério Público podem desvendar. Com excessão é claro, do vereador Major Enfermeiro que trabalha no Hospital de Traumas e deve estar sabendo de tudo e ficando calado e quieto, mais um mistério.
Para quem não sabe, o Dr. Washington Barros foi um dos melhores médicos que Petrolina já teve.
Sério e honesto, esse médico contribuiu muito com o desenvolvimento de nossa cidade.
Ele chegou a ser Vice Prefeito de Petrolina, justamente na época em que a honra e a dignidade se prevaleciam frente ao roubo que nos dias atuais acostumamos ver.
Ele morreu pobre e por conta de tudo que fez em prol da saúde pública de nossa cidade foi que esse Hospital de Traumas recebeu o seu nome, em homenagem ao seu trabalho e a honestidade que antigamente se via no Poder Público.
Acredito que atualmente estamos pagando um preço muito alto por ter colocado forasteiros no poder.
A História provará isso em suas páginas que em um futuro próximo serão certamente lidas.
Parece-me que todos os comentários sobre esse assunto partem de pessoas desinformadas. Os hospitais universitários são hospitais escola, onde um preceptor legalmente habilitado transmite seus conhecimentos teóricos e práticos aos alunos, ou seja, a boa medicina, com seus valores éticos e científicos.Nas melhores faculdades de medicina do Brasil como a Unicamp, USP, UNESP, temos alunos que atendem os pacientes supervisionados por um responsável, isso é natural e faz parte do aprendizado. A medicina em Petrolina vai melhorar muito , pois vai diminuir muito o diagnóstico de “virose” que tanto observamos, ou seja, vai haver maior investigação nas doenças a ponto de chegar-se a um diagnóstico correto. Essa história de que os pacientes vão ser cobaias , é um absurdo, parte de pessoas sem bom senso e que não conhecem como funciona um hospital universitário. Com o hospital universitário, obrigatoriamente haverá concurso público, sendo aprovados somente aqueles que estivem atualizados, não haverá interferência política e nem apadrinhamento, creio que vai melhorar muito a qualidade dos médicos e enfermeiros.
NÃO HAVERÁ INTERFERÊNCIA POLÍTICA E APADRINHAMENTO! DE QUE PLANETA VC É DR HOLLYWOOD ESTAMOS EM PETROLINA ACORDA………………………..
Uma das funções dos vereadores é criar lei r e fazer projetos para nomear bairros, ruas, avenidas, logradouros, prédios, enfim. … tudo que não é importante….. Não criou projeto de lei proibindo o estacionamento no River, estão cria proibindo a mudança do nome do Hospital de Traumas, que esse pessoal da UNIVASF não sabe de nada.
É SOMENTE A ARROGÂNCIA ACADÊMICA.
Quanto a mudança de nome não digo nada, mas o convênio prefeitura e Univasf foi uma excelente idéia, com certeza veremos o efeito positivo e a população satisfeita.
Nas grandes cidades onde existe faculdade de medicina da certo, porque não aqui? Graças a Deus temos a Univasf.
Obrigado! Osvaldo Coelho.
Tem muitos comentários da mesma pessoa, isso é dor de cotovêlo.
A cabeça do homem é interessante!
Sou estudante de medicina, natural de Petrolina e residente em Recife onde estou concluindo o curso médico. Aqui em Recife, EM TODOS HOSPITAIS DA REDE PÚBLICA EXISTEM ESTUDANTES PRESTANDO ATENDIMENTO A POPULAÇÃO (EM TODOS, SEM EXCEÇÃO!!!!), diga-se ainda de passagem, que a estrutura e condições não são essas maravilhas todas quando comparadas as nossas de Petrolina. Afinal o SUS é unico !!! A grande diferença aqui é que se tem um pólo médico mais estruturado e concolidado do ponto de vista da tecnologia e ciência. Mas a ciencia e tecnologia só se chegou a estes hospitais por que as universidades estão dentro dos hospitais, investigando, raciocinando e buscando a melhor forma de tratamento desses doentes.
Aqui em Recife não se ver a população (aqueles adjetivado de cobais aí!!!!) reclamar, mas pelo contrario agradecer, pois são os estudantes que mais se esforçam em buscar o melhor pelos pacientes, que buscam fazer aquilo que o paciente tanto quer, o alivio da sua dor. É absolutamente comum (faz parte da rotina… coisa diária…), recebermos pacientes provenientes daí do interior, diga-se vários de Petrolina e região, estes quando aqui chegam são atendidos e muito bem atendidos pelos estudantes e preceptores (que certamente muitos dos que criticam e falam as besteiras aí, nem sabem o que é!!!) e saem agradecendo a receptividade e tratamento recebido pelo estudantes.
Estudantes universitários não devem ser desrespeitados como estão sendo aí… certamente esses que acusam e são irresponsaveis por estarem propagando besteiras aí em Petrolina, devem vir aqui e se fartarem da rede pública aqui, onde a única vantagem é a presença da universidade, do estudante, da ciência no seu interior. Mas como sempre se diz o santo de casa não faz milagres…
Deveriam valorizar e fiscalizar por um atendimento de qualidade, valorizar a universidade e fortalecerem A MAIOR CONQUISTA DO NOSSO INTERIOR EM TODA A SUA HISTÓRIA… Agora fica um monte de irresponsaveis, desinformados e ignorantes… seja na câmara, seja no rádio e nas ruas propagando mentiras…. As vezes temos que reconhecer que a cabeça do povo do interior é monstruosa e pequena.
AFINAL PETROLINA E REGIÃO NUNCA DEIXARÁ DE SER INTERIOR!!! OU CABEÇA PEQUENA …
“Pai, perdoa-lhes porque eles não sabem o que falam. Amém!”
Jakson
Deomiro Santos, por favor acorda!!!
Todo e qualquer programa ou projeto de lei é apreciado pelo Poder Legislativo. No caso do estacionamento, o projeto de lei não somente foi apreciado como também criado por ele.
Antes de falar por favor respeite a instituição, que tenta ser séria, e que possui dificuldade por conta do seu prefeito, que é despreparado, arrogante, e que não respeita a História de nossa cidade.
O caso da mudança do nome do HUT é séria, pois que parte de seus próprios aliados, provando com isso o total desconhecimento de nossa História.
Se não mudarmos, daqui a pouco tempo o nome do pai do prefeito, que nem é daqui e que nunca fez nada por nossa cidade também acabará nominando algum bem público.