Vereadores de Juazeiro farão audiência pública na Ilha do Fogo

por Carlos Britto // 21 de junho de 2012 às 07:20

Acatando sugestão da Associação dos Amigos da Ilha do Fogo, a Câmara de Juazeiro resolveu realizar na próxima terça feira (26), a partir das 17h, uma audiência pública para discutir a ocupação da ilha pelo Exército Militar.

O encontro será realizado na própria ilha e o presidente da Casa Aprígio Duarte Filho, Professor Nilson Barbosa, envidará esforços para que também a Câmara de Vereadores de Petrolina realize uma audiência na mesma data e local.

A decisão foi tomada a partir de um pronunciamento do vereador Mitonho Vargas, que na sessão anterior havia solicitado uma ação judicial, de iniciativa da Casa, que pudesse retardar a ocupação marcada para o início de agosto. Mas ele foi informado que a Câmara não poderia encaminhar este tipo de ação.

“A audiência pública é um forma de responder à mobilização da comunidade e dar voz e corpo às sugestões alternativas à ocupação e proibição da presença das pessoas que hoje usufruem da ilha como área de lazer e esporte”, disse Mitonho. Já o vereador Crisóstomo Lima “Zó” informou que há um estudo prevendo a implantação na ilha do Museu do Homem Ribeirinho, uma alternativa possível à ocupação, que carrearia recursos para a preservação da ilha e não impediria a livre movimentação de pessoas da comunidade na área.

Vereadores de Juazeiro farão audiência pública na Ilha do Fogo

  1. Otoniel disse:

    Não entendo o que esses politicos querem. Gostaria de saber se eles vão tomar banho lá na ilha, ali do lado de Juazeiro, aonde fica um monte de traficantes e drogados.

    1. João Gilberto Guimarães Sobrinho disse:

      Otoniel,não são os políticos que estão fazendo mobilização,é o povo.

      1. João Gilberto Guimarães Sobrinho disse:

        Não sou traficante nem drogado mas frequento a ilha,devo perder meu direito porquê a policia não consegue impedir o tráfico?e o dinheiro do meu imposto?quero frequentar a ilha e quero segurança.

    2. Levi disse:

      Otoniel, você ao menos já foi na ilha? Se foi, quanto tempo tem isso? Porque essa sua fala me parece uma reprodução de informação do “meu vizinho disse que o padeiro falou” ou algo do tipo. Vá a ilha, leve sua família e veja que ela serve como área de lazer, prática de deportes e eventos culturais pra muitos moradores de Juazeiro e Petrolina.

  2. Otoniel disse:

    Porque não se fez uma politica de pacificação da ilha, com um posto policial permanente, um projeto de concientização do meio ambiente, com limpeza da ilha. Mas não, nunca fizeram, agora perto das eleições ficam querendo se pormover, em um assunto que nem da sua alçada é;
    Deviam está se preocupando com os hospitais em Juazeiro, com as escolas, com a violência e urbanização da cidade.
    Olhem para o lado da ilha que o exercito ocupou. Tudo limpo, com a vegetação nativa preservada.
    Abs

    1. João Gilberto Guimarães Sobrinho disse:

      Amigo essa ideia não partiu dos políticos,partiu do COLETIVO AMIGOS DA ILHA,quem sabe agora conseguimos esses benefícios que você disse,realmente seria bom se as pessoas se preocupassem mais com coisas que também são importantes,o que você tem que entender é que a indignação é geral,a população apoia esta iniciativa.VIVA A ILHA,VIVA O POVO.

    2. Levi disse:

      Verdade, o exército deixou o lado leste da ilha muito bonito, mas o povo não pode usufruir deste lado da ilha. Queremos acesso à ilha, queremos que nossos representantes se comprometam a fazer um trabalho de restauração do lado oeste da ilha.

  3. Moises disse:

    Será que alguem tem coragem de defender o acesso a ilha do fogo (o exercito tem o dever de ocupar lá), por que pelo que sei e foi comprovado lá é um local de uso de drogas pesadas.

    1. João Gilberto Guimarães Sobrinho disse:

      Droga pesada é o quê? um baseado de cem quilos?acorda cara,a pior droga que existe é o preconceito e pelo jeito você vai morrer de overdose.temos que limpar a ilha ,não fechá-la para uso do exército,lembrando que militares também são humanos e que desde a história da humanidade os humanos usam drogas.se você duvida procure saber sobre o vietnâ e a quantidade de soldados que voltaram viciados em todos os tipos de droga.vá estudar para não dar pitaco errado no que não é de sua alçada.

  4. Enio Silva disse:

    Realmente, a ignorancia politica é a mãe de uma sociedade sem principios. É deve te todos, e não somente dos politicos se envolverem nas questões sociais, principalmente quando uma maioria pode ser prejudicada. Ninguém esconde, seria impossivel fazê-lo, que na ilha do fogo existe tráfico e consumo de drogas, mas isso não torna o local INAPROPRIADO para os que não fazem uso de drogas ou que não trafica. Somente a titulo de exemplo: a orla de Juazeiro e avenida principal do bairro Areia branca em Petrolina, há consumo e tráfico, mas quanta gente que não usa e trafica frequenta?

  5. claro disse:

    Enquanto isso a de Petrolina NADA!!

  6. Enio Silva disse:

    Otoniel (se realmente esse é o seu nome) a prova cabal de que a presença do poder público na ilha do fogo muda a realidade local, estar no outro lado da ilha (conforme você citou). O que defendemos é a presença do poder público garantindo que você e outras pessoas que consomem drogas “leves” (uma cervejinha) possam usufruir também desse paraiso maravilhoso, que é a ilha do fogo.

  7. R!CARDO disse:

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    NOSSA QUE MOBILIZAÇÃO SEM FUNDAMENTO.

    1. João Gilberto Guimarães Sobrinho disse:

      Você pelo visto também não tem nenhum fundamento.

  8. oxi disse:

    Procurar o que fazer não faz mal a ninguém. É o que tá faltando com os políticos de Juazeiro.

    1. João Gilberto Guimarães Sobrinho disse:

      Pelo visto para você também,só quem não tem nada para fazer posta um comentário tão inexpressivo.

  9. MARIA DE BRITO disse:

    POVO BESTA, VAO PROCURAR O QUE FAZER, VAO AJUDAR OS PROFESSORES NA BATALHA POR MELHORIAS, VAO AJUDAR A POLICIA POR MELHORIAS E A SAUDE TBM, PAREM DE TA BRIGANDO POR COISAS SEM FUTURO, ENGRAÇADO QUE TODO MUNDO SABE QUE A ILHA DO FOGO TODA VIDA SO SERVIU PRA DUAS COISAS, UMA A VENDA E USO DE DROGAS, OUTRA A PROSTITUIÇAO E ASSALTOS, AOS PAIS DE FAMILIA, QUANDO VEM DO TRABALHO QUE PASSAM POR LA, ENGRAÇADO QUE NINGUEM FALA SOBRE ISSO NE, MAIS TA BRIGANDO PORQUE O EXERCITO VAI TOMAR DE CONTA, AI SIM FICAM DESCUTINDO BESTEIRA, MEUS PARABENS PELA LINDA INICIATIVA DE MP EM DAR APOIO AI EXERCITO, QUERO LOGGO VER TUDO LINDO E SEM MARGINAIS NA ILHA DO FOGO.

    1. João Gilberto Guimarães Sobrinho disse:

      A senhora não vai ver nada se o exército tomar a ilha,ninguém vai poder entrar.

      1. João Gilberto Guimarães Sobrinho disse:

        Lindo mesmo foi hoje pela manhã,,mais de cem pessoas a maioria idosas dançando forró e nadando no velho chico,sem drogas e sem medo.VIVA A ILHA E VIVA O POVO.

    2. Jorge Cerqueira disse:

      E VEJO, NESTE BLOG PESSOAS PRECONCEITUOSAS, E QUE SÓ PASSAM PELA ILHA EM SEUS CARROS, ENVOLVIDOS NUM MUNDO DE FAZ DE CONTA, CUIDAM DAS SUAS VIDAS E POUCO LIGAM PARA A NATUREZA, QUE UM DIA MOSTRARÁ A SUA FORÇA E CONSEQUANTE MENTE TOMARÁ O SEU ESPAÇO.
      AI QUANDO ISSO ACONTECER, ESTES SIM PROCURARÃO FORMULAR PARA PRESERVAR O QUE HOJE É ESQUECIDO E É ALVO DE INSULTOS. CONTUDO, MUITOS MESMO QUE NO PERIODO ELEITORAL, VOLTEM OS OLHARES PARA ILHA, POIS ATÉ ANTES ISSO NÃO ACONTECIA, QUE É UM CONTATO ENTRA AS ADIMINSTRAÇÕES PÚBLIAS DAS DIAS CIDADES. iSSO GRAÇAS AO PODER DA ORGANIZAÇÃO POPULAR.
      eNTÃO VAMOS A LUTA PELA PRESERVAÇÃO DA NATUREZA, EM PARTICULAR DA ILHA DO FOGO.

      1. Jorge Cerqueira disse:

        OLHA GALERA, JÁ SOMOS 5.472 membros, VAMOS FAZER UM ATO PELA ILHA! VAMOS MESMO CUIDADAR DELA! VAMOS ENTÃO CATAR LÁ, PEDAÇOS DE VIDRO, VAMOS REGAR AS PLANTAS, VAMOS COLETAR NOSSO LIXO E DE OUTROS VISITANTES. VAMOS NOS APROVEITAR DA ILHA, CUIDANDO DELA E ESTANDO NELA…

  10. thiago disse:

    só vejo hipocrisia na maioria dos comentários…trafico prostituição tem em todo lugar, manda o exército ocupar todas as ruas das cidades então e voltaremos aos lindos anos da ditadura militar. é isso que vocês querem???? bando de hipócritas!!

  11. Rafael Moraes disse:

    Precisamos desmitificar isso de que a ilha é ponto de venda de drogas, quantos bairros em Petrolina e Juazeiro eram considerados inseguros, boca de fumo enfim, e hoje são bairros mais seguros do que os da classe hipermegaaltapoderosa! Que se julga no direito de vetar a utilização da ilha. A ilha é um espaço para ir com a familia, amigos enfim, que as pessoas vao a ilha pra usar droga isso é foda. Afinal de contas drogas se usa e compra em qualquer lugar!

  12. Maércio José disse:

    Em um Estado democrático cada grupo que se organiza pra mobilizar consegue!
    É a partir desta visão que nós que fazemos parte do Coletivo (pelo livre acesso a Ilha do Fogo), estamos nos organizando, a nós só nos interessa discutir o que é de direito comum (o acesso de todas as pessoas a Ilha).
    E sobre as outras lutas, os nossos companheiros de profissão (professores), principalmente aqueles que participam das assembléias (que não aproveitam a greve pra ir passear), podem contar com o apoio, pois quem luta consegue!
    Sobre as drogas, isto diz respeito a segurança pública, saúde pública e outros aparatos do Estado, pois é o Estado quem Administra o recurso de todo os Cidadãos (inclusive quem está participando deste movimento em favor do Livre acesso de todos).
    Reunião do coletivo sexta-feira (22/06) Orla de Petrolina).

  13. Luan Santos Souza disse:

    Vocês que falam que a Ilha do fogo é inutil, que os agente deveria estar preocupados com outras coisas, vocês acham lindo criticar né…

    Agora me digam uma coisa pelo que você lutam???
    Pelo que vocês militam???

    Eu não só Luto pela Ilha do Fogo, sou militante de varios movimentos, luto pela Educação como Professor e como movimento estudantil, luto para que as pessoas vivam em igualdade e liberdade e que possam usufruir da vida sem opressão, e faço isso todos os dias, nas ruas, na sala de aula nas conversas, de todas as maneiras possiveis. E a Ilha é minha outra Bandeira, não só ela como o velho chico.

    1. Murilo disse:

      Parabéns Luan.

  14. Luan Santos Souza disse:

    É fácil criticar quem está tentando construir uma sociedade melhor, sem que militares governem como já aconteceu e foi a pior merda que fizeram, eles não sabem administrar nada, deêm uma estudada no periodo da ditadura militar e vejam o que o exercito e a policia fez… Essas instituições são falidas e mantém a desordem social…

    A úncica justificativa que vocês dão é as drogas, então sendo assim coloca o exercito para ocupar a Catedral, Orla, Avenida da Areia Branca, entre outros pontos também, por que lá existe drogas se vocês não sabem. Mas não né, lá é ponto da Familia e de riquinhos da cidade, coloquem o exercito no são João do Vale no Carnaval de Juazeiro, ou melhor acabem com esses eventos por que tem drogas!!!

  15. Luan Santos Souza disse:

    A ilha faz parte da Históia das duas cidades, e ela hoje é criminalizada por que o poder público e a maioria da população esqueceu dela, agora quem sempre frenquetou e fez bom proveito da Ilha não obrigado a arcar com essas consequências por que não é culpa nossa.

    Vocês são um bando de Hipocritas e Falsos moralistas.

    E digo mais uma coisa, levantem a Bunda da Cadeira e vão lutar por algo, seus alienados!!!!

  16. Luan Santo Souza disse:

    EU SOU PROFESSOR E LUTO PELA EDUCAÇÃO E PELA ILHA DO FOGO… Uma coisa não impede a outra

    É serio os COMENTÁRIOS NEGATIVOS das pessoas sobre A ILHA DO FOGO tão me irritando pra caramba.

    Não tenho paciência para discutir com pessoas idiotas que não tem fundamento para criticar, ficam só no achismo, sem nem saber ao certo o que são as coisas, a falta de informação é um caso serio, por isso que os políticos fazem o que querem desse país…

    As pessoas justificam A TOMADA (OCUPAÇÃO, O DESAPROPRIAÇÃO DO POVO DE UM BEM PÚBLICO DE FORMA INDEVIDA) DO EXERCITO, por conta das Drogas…

    Sendo assim Vamos desapropriar o povo da Catedral, da Orla, da Festa de São João da Prefeitura, do Carnaval de Juazeiro, por que é só o que tem… Minha gente se a ILHA DO FOGO É CRIMINALIZADA, a culpa a da população e do poder públio que não a valorizou como devia, e quem a usufrui não pode pagar o preço por erros dos outros…

    VOCÊS SÃO UNS HIPÓCRITAS E FALSOS MORALISTAS!!!!

  17. Luan Santo Souza disse:

    Vocês que acham que a luta pela ILHA DO FODO é Inútil…

    Pelo que vocês Lutam?

    Levantem suas bundas da cadeira e venha defender um patrimônio que é de vocês!!!

  18. RoG disse:

    Exército na ilha não é solução correta, é a mais fácil e cômoda. O problema vai apenas mudar de endereço.

    1. Murilo disse:

      Exatamente, será a mais rápida, como tambem a mais catastrofica. Pois o exercito certamente acabará com as drogas, com o trafico, mas tambem com um local que tem potencial para ser um dos maiores polos de atração turistica de todo o vale do rio são francisco.

  19. julio cesar disse:

    viva! agora a sociedade vai perde o acesso a um bem natural e publico, amanhã será a vez de perde a liberdade de expressão e depois não será possível ir e vim nas ruas do brasil, realmente onde tem usuário de substanciais psicoativas tem mesmo é que ser interditado pelo exército, por falar nisso todos sabemos que em todas as ruas de juazeiro e petrolina tem alguém que use essas substâncias, mais isso é fácil de resolver, é só proibir a população de sair e entrar em suas ruas, e em relação a ilha todos sabem que pessoas das classes mais carentes da sociedade só tem aquele espaço para lazer, mais fazer o que ne? se essas pessoas tivessem a oportunidade que algumas pessoas que postaram aí em cima tem poderiam ir ter lazer em outros lugares, em certo temos que concorda com os desumanos que postaram aí em cima, que menor condicao de vida é sinal de marginalidade. ora essas pessoas pobres, honestas e trabalhadoras que levam um vida sofrida e sem acesso a outros balneários já têm pouca opção mesmo, o melhor a ser feito é tirar delas o pouco que têm. desde que não mexam nos ambientes frequentados pelos nobres burgueses que exploram esses pobres coitados de forma desumana e desonasta. sim vamos mostrar a nós mesmos que somos uma sociedade hipócrita que não luta pelos nossos direitos e que quer ver mesmo a escacez das oportunidades, como acho bela essa visão mediucre de algumas pessoas acima. eu porém, prefiro ficar com o que dizem ser feio e errado e lutar pelo direito da sociedade em ir e vim em todos os lugares do país, e em especial na ilha do fogo.

  20. leide petrolina PE disse:

    na minha opinião eles querem uma piscina maior e natural só pra eles a ilha do fogo é nossa
    quanto aos traficantes a policia que de jeito afinal é pra isso que eles ganhão

  21. Murilo disse:

    Realmente fico estarrecido, e vejo a capacidade que o preconceito tem de segar as pessoas. Essa ligação entre a ilha do fogo e as drogas não é obrigatória, não precisamos fecha-la e ocupa-la pelas forças armadas para resolver esse problema. A ilha do fogo é maravilhosamente linda, mesmo abandonada como sempre foi. Agora imaginem se for cuidada pelos poderes publicos. Eu digo sem medo de errar, que se transfomará num dos maiores polos de atração turistica de todo o vale do São Francisco. A solução que alguns preferem, ocupação do exercito e fechamento do espaço para a população local e turistica, é um verdadeiro retrocesso, pois enquantos muitos lugares buscam estabelecer e revitalizar polos de atração turistica, alguns de nós, preferem simplesmente que se feche e se acabe. Isso é um absurdo, é de uma estupidez gritante. Um patrimonio publico de acesso irrestrito ser transformado em base militar, para uso exclusivo do exercito. Exclusividades não tem espaço´é e sempre foi do povo.

  22. Murilo disse:

    Antes tarde do que nunca! Essa é a hora, pois se a sociedade não se mobilizar nesso momento perderemos um dos mais belos cartões postais das duas cidades. Em vez de atrairmos turistas, de proporcionarmos lazer e entretenimento a população local, a ilha será tranformada em praia exclusiva dos militares vindos dos quatro cantos do brasil, enquanto a população local poderá apenas ficar do outro lado da margem do rio adimirando e invejando o privilégio dos militares. Isso é um verdadeiro absurdo. A população não pode perder o direito de frequentar aquele lugar. Se tem drogas, se tem trafico??? que saiam as drogas e que saia o trafico, mas a população fique e usufrua daquilo que sempre foi seu.

  23. Papel disse:

    Minha dúvida é: afinal a ilha pertence a qual Estado?? PE ou BA???

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários