Os vereadores de Juazeiro Damião Medrado e Sargento Bastos entregaram ontem (19) ao reitor da Univasf, Julianeli Tolentino, um requerimento em apoio à adesão ao bônus quantitativo das vagas para os novos processos seletivos da instituição.
No documento, os vereadores justificam seu posicionamento, se mostram favoráveis à proposta e buscam uma discussão mais direta com a Universidade.
Para o presidente da Casa Aprígio Duarte Filho, Damião Medrado, não se trata de uma “cota” ou um benefício permanente.“Até porque as universidades federais de estados vizinhos já adotaram esta sistemática e nossos estudantes acabam por encontrar uma barreira a mais quando querem estudar fora”, disse.
A proposta é de que os egressos do Ensino Médio de escolas públicas e nascidos na região recebam uma bonificação na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A medida visa a diminuir a quantidade de alunos da região, que precisam estudar em outras localidades.
O sistema de bônus regional já acontece na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Caruaru e Vitória de Santo Antão (Ambas no Agreste pernambucano) e também na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Caicó. Nestas instituições a bonificação está em vigor, sendo 10% na UFPE e 20% na UFRN.