Vereadores de Petrolina aprovam projetos para Sem Teto, APA e Fundação Altino Ventura

por Antonio Carlos Miranda // 07 de janeiro de 2025 às 17:50

Foto: Nilzete Brito/Ascom CMP

O prefeito de Petrolina, Simão Durando (UB), começou o ano vendo aprovados 13 projetos de lei que enviou à Câmara Municipal de Petrolina. As matérias foram votadas em sessão extraordinária realizada na manhã desta terça (7) no auditório da Fundação Nilo Coelho.

A maior parte dos projetos, os quais foram enviados em regime “de urgência urgentíssima” referia-se a detalhes da reforma administrativa já anunciada por Simão e passaram por 21 votos.

Apenas três deles remetiam-se à desafetação e doação de imóveis: o 001/25, para beneficiar famílias ligadas à Associação dos Sem-teto na cidade; o 002/25, destinado à Associação Petrolinense de Atletismo (APA); e o terceiro, 003/25, à Fundação Altino Ventura (FAV), que deve construir um hospital oftalmológico na cidade.

Os três foram respaldados por ampla maioria da Casa Plínio Amorim. Mas o Projeto 001/25 recebeu uma emenda modificativa do Professor Gilmar Santos (PT). Isso porque o vereador solicitou da prefeitura, além da área no Bairro São Gonçalo, onde serão relocadas as famílias – que haviam ocupado, há dois anos, um terreno próximo ao Parque Josepha Coelho – serviços de infraestrutura a cargo da prefeitura. O terreno pertence à União, mas as famílias ocuparam o imóvel respaldadas pelo ‘Minha Casa Minha Vida Entidades’, criado pelo Governo Lula para ceder imóveis federais com esse fim. No entanto, a prefeitura propôs uma permuta para uma área maior, localizada no São Gonçalo.

A emenda recebeu o aval do líder governista, Diogo Hoffmann (UB), e foi aprovada por 19 votos. No entanto, o estreante Dhiego Serra (PL) e o veterano Ronaldo Cancão (Republicanos) não seguiram a maioria e votaram contra a emenda, mas Cancão votou a favor do projeto.

Unanimidade

Já os terrenos para a APA e a Fundação Altino Ventura receberam 21 votos a zero. A entidade esportiva pretende construir um centro de treinamento no antigo Pátio de Eventos Ana das Carrancas. O terreno possui quase 31 metros quadrados de área. Já o hospital oftalmológico da FAV deverá funcionar num espaço localizado no Bairro Cosme e Damião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários