Wellington Silvestre dos Santos foi condenado a 74 anos e 8 meses de reclusão em regime fechado pelo Conselho de Sentença da 4ª Vara do Tribunal do Júri da capital Pernambucana. Ele foi considerado culpado por quatro homicídios qualificados, ocorridos em fevereiro de 2015, contra três conselheiros tutelares e a avó materna de uma criança de 3 anos na zona rural de Poção.
O julgamento durou dois dias e, ao final, os familiares das vítimas expressaram satisfação com a condenação do primeiro dos sete acusados, cerca de nove anos após o crime. Wellington foi o executor dos disparos, mas outros seis réus ainda aguardam julgamento pelo mesmo crime.
O processo já teve o desaforamento apresentado pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e deferido pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). A marcação do julgamento ainda depende da apreciação, pelo Superior Tribunal de Justiça, de recursos impetrados pela defesa de um dos réus.
O crime foi encomendado pela avó paterna da menina, Bernadete de Britto Siqueira, que contratou um grupo de extermínio para eliminar a família materna e garantir a guarda da menina. A denúncia apontou oito pessoas como responsáveis pela chacina.
*Com informações da Imprensa MPPE