Prestes a deflagrar a campanha de vacinação antirrábica em Petrolina, no próximo mês, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou nesta semana uma capacitação para os médicos veterinários do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e os Agentes de Combate as Endemias (ACEs). A iniciativa fez parte do Programa ‘Saúde Educa’ e teve como objetivo alinhar o cronograma de vacina na cidade, identificar a meta de vacinação de cães e gatos e ações culminantes na zona rural e urbana da cidade.
Em 2023 a meta é proteger cerca de 50 mil animais contra o vírus da raiva. Entre as doenças infecciosas de origem viral, a raiva é a única, em relação a seu alcance e ao número de vítimas, que pode gerar uma encefalite aguda capaz de levar as vítimas à morte em praticamente 100% dos casos. A doença acomete todas as espécies de mamíferos, inclusive os seres humanos.
De acordo com o coordenador do CCZ, Kahel Neves, a vacina é de fundamental importância. “A vacinação ainda é a melhor forma de prevenir as doenças que levam o animal a morte em grande parte dos casos, além de ser uma zoonose transmissível ao ser humano. É com o objetivo de atingir a meta que nos reunimos para organizar a campanha desse ano, assim como nos vem solicitando o prefeito Simão Durando, atento as demandas na causa animal. Através da qualificação, vamos ter um fluxo melhor de assistência na sede e também na zona rural do município”, explicou.