Com a presença da vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause, os integrantes do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS-PE) tomaram posse na manhã de ontem (29) no Recife. “Não quero ser repetitiva, mas não posso deixar de pontuar que o maior desafio dos atuais gestores da Assistência Social, de fato, é a reconstrução e reestruturação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”, disse Priscila, logo depois de empossar os conselheiros e conselheiras representantes governamentais e dos segmentos da sociedade civil (usuários, trabalhadores e entidades).
Representando a sociedade civil na mesa, a professora Luziana Maranhão, destacou a resistência da Política de Assistência Social, frente a seu desfinanciamento. “No primeiro Plano Decenal o foco era a organização, as normativas. No segundo, passamos a lutar por sobrevivência. Todas as políticas têm militantes, mas no SUAS a militância é maior porque recebemos menos. É inconcebível a precarização dos vínculos do(a)s trabalhador(a)s, sem concurso. Uma realidade nacional. Isso só aumenta nossa responsabilidade enquanto conselheiro(a)s, de entender que não nos auto representamos, lutamos por um coletivo”, frisou.
A secretária da pasta, Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas, Carolina Cabral, e o representante do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (COEGEMAS), Hildo Macedo, completaram a mesa. A 15ª Conferência Estadual de Assistência Social de Pernambuco, cujo tema será ‘Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos’, acontecerá nos próximos dias 20 e 21 de setembro no Centro de Convenções em Olinda.