A Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS) intensificou as ações de fiscalização de pescados nas feiras livres e estabelecimentos especializados de Petrolina. O objetivo é auxiliar o Ministério Público de Pernambuco (MP-PE) a tomar medidas legais que tragam segurança e qualidade ao comércio desses derivados que chegam às mesas dos consumidores.
“Estamos com grande demanda de peixes e temos que redobrar a atenção a esses produtos. A agência é parceira para que todos possam comercializar produtos de qualidade”, afirma o presidente da AMVS, Jarbas Costa.
Em 2012, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) foi pioneira na criação do projeto “Pescados do Vale na região”, que levou dezenas de feirantes e comerciantes a conhecerem técnicas saudáveis de manipulação, armazenamento e estocagem de peixes.
A parceria do projeto com o IF-Sertão-PE foi fundamental para que os feirantes que vendem peixes na cidade pudessem contar com o respaldo da Vigilância Sanitária local para a criação de cursos e novas capacitações que atendessem a especificidade da classe. (Fonte/foto: Ascom PMP)
Isso aí na praça não é nada demais… tá tudo bonitinho, tudo aparentemente “nos conformes”. Agora, vai dar uma olhada onde os peixes ficam armazenados… deem uma olhada nos freezers sujos, tampas empenadas, um cheiro fortíssimo e uma sujeira de dar medo em qualquer um. O perigo mora ali…