A vinda do apresentador global Luciano Hulk à região, nesta semana, suscitou questionamentos na sessão plenária desta quinta-feira (17) na Câmara Municipal de Petrolina, que até então estavam adormecidos: de quem é a responsabilidade de gestão sobre a Ilha do Fogo?
Tudo começou após um registro de Luciano Hulk num dos principais cartões postais localizado entre as cidades de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA). Quem puxou a polêmica foi o líder da bancada de oposição, vereador Professor Gilmar Santos (PT). Ele lamentou o fato de o local estar entregue ao abandono, o que acabou chamando a atenção de quem acompanhava o apresentador pelas redes sociais.
Um dos principais problemas, hoje, na Ilha do Fogo, é o lixo. “A Ilha do Fogo, que é esse espaço do turismo e do lazer, que deveria ser também o da cultura, é um ambiente absolutamente abandonado, marginalizado. E abandonado pela administração de Petrolina e pela administração de Juazeiro. É uma vergonha que um espaço tão importante para o turismo e o desenvolvimento desses dois municípios esteja em situação caótico e levando as duas cidades a passarem vergonha”, desabafou. Gilmar lembrou ainda que a Ilha do Fogo é uma concessão da União aos municípios, e até hoje não se sabe, segundo ele, se Petrolina ou Juazeiro é responsável por administrar aquele espaço.
O governista Manoel da Acosap (DEM) interveio no debate, afirmando que o IBGE determinou, em 2020, que a jurisprudência sobre a Ilha do Fogo e a do Rodeadouro é da Prefeitura de Juazeiro, enquanto a Ilha do Massangano é de responsabilidade da gestão de Petrolina. Gilmar, no entanto, contestou o colega ao afirmar que, do lado de Juazeiro, a gestão alega que não há nenhuma oficialização de entrega da Ilha do Fogo ao município baiano.
Os esquerdinhas puseram o exército para correr e agora a droga corre solta na Ilha do Fogo!
Não há motivo pra tantas brigas, a Ilha, a muito tempo, é dos maconheiros, e agora com a liberação da erva eles receberam titulo de posse definitivo.
Não há motivo pra tantas brigas, a Ilha, a muito tempo, é dos maconheiros, e agora com a liberação da erva eles receberão titulo de posse definitivo.