Violência de gênero reduz pelo 4º mês consecutivo em Pernambuco

por Carlos Britto // 19 de agosto de 2024 às 18:00

Foto: Reprodução

Pelo quarto mês consecutivo, as ações integradas das forças de segurança de Pernambuco resultaram em uma redução significativa nos índices de violência doméstica e familiar contra mulheres. Segundo a Gerência Geral de Análise Criminal e Estatística (GGACE) da Secretaria de Defesa Social (SDS), a queda de casos superou os 6% na comparação de julho de 2023 com julho deste ano.

No levantamento feito, a análise comparou os números de julho desses dois anos, revelando uma diferença de aproximadamente 278 casos a menos. Em julho de 2023, foram registradas 4.152 mulheres vítimas de violência doméstica/familiar, enquanto em julho deste ano o número caiu para 3.874. Em destaque, a Capital Recife apresentou uma redução de 15%, de 761 (julho de 2023) para 647 (julho de 2024), seguida pelo Agreste pernambucano, que registrou uma redução de 14,7% – caindo de 884 para 754. A Zona da Mata e o Sertão também apresentaram redução de 4,9% e 2,3%, respectivamente (de 427 para 406 na Zona da Mata e de 840 para 821 no Sertão).

O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, enfatizou o compromisso das forças policiais na proteção das mulheres pernambucanas. “Estamos capacitando nosso efetivo, especialmente  os integrantes das Polícias Militar e Civil, que operacionalizam e estão à frente das questões relacionadas à violência de gênero. Intensificar as ações da Patrulha Maria da Penha, aperfeiçoar o atendimento nas delegacias especializadas da mulher, além de reforçar as ações realizadas no âmbito estadual, com apoio do governo federal são algumas das estratégias que estamos utilizando para combater este tipo de crime“, explicou Carvalho.

Senasp

As ações da Operação Shamar, que acontece desde o dia 1º de agosto e vai até o final do mês, são coordenadas pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública – reforço importante na realização de ações preventivas, repressivas, ostensivas e educativas em todo o Estado.

O objetivo é conscientizar a sociedade sobre a importância de combater a violência de gênero. “Também precisamos fortalecer as denúncias, desta forma, as autoridades podem oferecer todo o apoio, previsto na Lei Maria da Penha, às vítimas. Por isso, peço a colaboração da população, levar informação e conhecimento é um dever de todos nós“, reforçou o secretário sobre a importância das denúncias,  para a eficácia das ações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Meio Ambiente urbano e rural bem como a saúde da população seria bom que os candidatos olhassem com carinho.