Os municípios andam com as contas apertadas e fazendo malabarismos para conseguir manter os contratos e o pagamento dos servidores em dia.
Em Juazeiro, a prefeitura determinou o corte de 20% no salário dos secretários municipais, assessores e comissionados para ajustar as contas e pagar a folha do 13º do salário dos servidores.
E não parou aí, haverá também redução no salário do prefeito e do vice. Situação semelhante no município de Uauá, onde o prefeito Olímpio Cardoso no mês de outubro cortou gratificações e vantagens dos salários dos trabalhadores em educação.
Diante de tantos protestos e lamentos, Cardoso anunciou o corte do próprio salário explicando que a situação é crítica.
Em Juazeiro, além do corte desses salários, no mês de dezembro, também haverá redução de horas extras e gratificações, “mantendo-se o cuidado de garantir o pleno funcionamento dos serviços essenciais”, segundo informou a secretária de Administração, Maeve Melo.
A Secretária informou ainda, que o Governo Isaac Carvalho tem garantido o pagamento em dia dos salários e do 13° salário, todos os anos, mudando uma prática antiga na administração municipal.