Visita de reitora marca início da implantação do IFET em Juazeiro

por Carlos Britto // 17 de outubro de 2009 às 15:12

reuniãoA cidade de Juazeiro está mais próxima de receber uma unidade de ensino do Instituto Federal de Educação Tecnológica (IFET). Na tarde de ontem (16) a reitora do Instituto Federal da Bahia (IFBahia), Aurina Oliveira Santana, esteve na cidade e visitou as instalações do Campus II da Univasf, onde possivelmente vai ser instalado um núcleo avançado de educação.

O encontro é o resultado de uma articulação política do prefeito Isaac Carvalho e do deputado federal Daniel Almeida junto à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, com objetivo de inserir Juazeiro no plano de expansão do ensino técnico do Governo Federal.

Aurina Santana aprovou as instalações do Campus II para iniciar as atividades do IFET em Juazeiro. “Alguns reparos são necessários, mas a estrutura do local está de acordo com os interesses do Instituto”, observou

Ela disse, no entanto, que antes da instalação de um campus do IFET, a cidade vai receber uma espécie de núcleo, ou seja, uma extensão do Instituto que ainda não terá autonomia econômico-administrativa. Desta forma, vai ser firmado um convênio com a Prefeitura Municipal para que seja dada a contrapartida necessária aos encaminhamentos para a implantação do Núcleo Avançado de Educação.

De acordo com a reitora do IFBahia antes da instalação do núcleo prevista para o ano de 2010, serão realizadas audiências públicas para ouvir a população e adequar as necessidades detectadas às possibilidades de cursos oferecidos pelo Instituto.

A reitora do IFBahia informou ainda que a transição de Núcleo Avançado de Educação para campus do IFET não tem uma previsão predeterminada. “Em alguns casos essa mudança pode acontecer o mais rápido do que se imagina, mas somente o fato de instalar um núcleo de ensino na cidade já é o início do percurso. Vale salientar que os exames de concursos públicos para provimento de cargos efetivos só vão acontecer quando o núcleo passar a ser campus do Instituto”, concluiu Santana.

Informações e foto: Ascom/PMJ

Visita de reitora marca início da implantação do IFET em Juazeiro

  1. marcos disse:

    Será somene umnúcleo/campus, sem autonomia nenhuma, dependente da prefeitura ára funcionar, ou seja, uma armengagem, a não ser se o transformem rapidamente em um IFET de verdade, como é o nosso aqui de Petrolina, ou estará condenada a ficar igual a UENB, que faz décadas que queram transformá-la em uma universidade com autonomia e até hoje nada, depende da Reitoria que fica em Salvador que nada faz pelos campus de Juazeiro que está jogado as traças. encare a realodade. nao precisa nem dizer quem

  2. Feeling disse:

    Pois é!
    Que engraçado! Ta aí!
    O primeiro passo já foi dado que é a instalação!
    Ainda bem que Juazeiro está com uma Prefeitura COMPETENTE! Ao contrário de outras cidades que jamais desfrutarão dessa palavrinha em destaque nesses 04 aninhos!
    De núcleo à campus será um caminho mas com certeza será percorrido!
    Haviam pessoas que nem sequer acreditavam que ele chegaria!
    Não precisa nem dizer que é!
    + 1 ponto para Juazeiro que nesses últimos meses tem dado uma show e colocado outras cidades no bolso em determinados setores!

    Valeu Britto

    =)

  3. J. Silva disse:

    Caro Marcos,

    As suas previsões pessimistas parecem nascer de uma postura policitamente contrária a atual gestão. A implantação de um núcleo é um grande passo para vinda do campus.

    Há quantos anos Juazeiro espera algo nesse sentido?

    Pois bem. Parabéns a todos que se mobilizaram e já conquistam algo concreto, apesar de tão pouco tempo no poder!

  4. Fernando disse:

    Como petrolinense, fico muito feliz. É bom saber que Juazeiro está crescendo.

  5. Feeling disse:

    Valeu Fernando!
    É tão simples elogiar e reconhecer!
    Parece ser uma das poucas pessoas civilizadas por estas bandas daí!

  6. Petrolina Minha Terra Meu Lugar disse:

    Juazeiro não pode se contentar com um “núcleo”, nem com um mero câmpus dependente de Salvador!

    Também tem que brigar pra o campus da UNEB transformar num Universidade como é Feira, Conquista e Ilhéus/Itabuna.

    Vejo que o Governo da Bahia não trata tão bem Juazeiro como ela mecece!

    Tudo que eles propõe pra Juazeiro é coisa pequena, e quando pensam na cidade!.

    É núcleo, é serviço itinerante, sempre com os custos bancados pela prefeitura!

    Juazeiro não merece isso!

    Mas torço pra que instale o núcleo, em 2011 transforme em câmpus, depois torne-se um instituto independente!

    Boa sorte!

  7. halguem disse:

    Vai sonhando…, com essa classe política de bundões, foi preciso umdeputado de fora tomar a frante pra se COGITAR a vinda de um núcleo do IFBA, Juazeiro já perdeu SESC, SENAI etc… tudo issopor ausa desses bundões!!!!!!!!!!!!! sai bundão, entra bundão e não trazem nada para a cidade, quando trazem é somente um “cala-boca” e o pior é que conseguem calar a boca, pois nos nos contentamos com muito pouco (núcleos, campus, secretarias itinerantes etc…). Torço e espero que pelo menos metade do que Isaac pormeteu e recebeu de promessas se tornem concretizem.

  8. Luciano de Deus disse:

    O projeto é muito importante para a população de Juazeiro desde que tenha o total apoio da prefeitura, temos na nossa cidade visinha o Instituto Federal Sertão Pernambucano antigo CEFET-Petrolina, com os Campis na Zona Rural, Industrial, Floresta e em fase de conclusão para funcionamento em 2010 os de Ouricuri e Salgueiro em Pernambuco, temos a frente deste Instituto o magnifico reitor Professor Sebastião Rildo, um lutador pelo bem estar deste IF Sertão pernambucano, esperemas que a magnifica reitora do IF Bahia possa desempenhar um execelente trabalho na cidade de Juazeiro, temos jovens carentes que gostariam de fazerem um Curso técnico mais não tem condições de pagar um coletivo, também o lugar que será instalado é propicio para atender os alunos dos bairros mais carentes de Juazeiro.
    Sugiro nesta oportunidade os seguintes cursos tecnicos:
    1. Segurança do Trabalho,
    2. Emfermagem,
    3. Eletrotécnica,
    4. Informática.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários