Representantes do Vitória da Bahia estiveram em Petrolina ontem (16) e no domingo (15). Vieram fazer um ‘peneirão’ com garotos da cidade que tenham talento para o futebol.
Mas o teste do clube baiano despertou também o interesse de outros meninos de cidades vizinhas. Ao todo, cerca de mil jovens entre 11 e 15 anos se submeteram ao peneirão, realizado no Estádio Paulo de Souza Coelho.
Vinte felizardos serão escolhidos para passarem um mês treinando nas categorias de base do Vitória. Um exemplo para os três grandes do Recife – Náutico, Santa Cruz e Sport – que não têm olhos por aqui para descobrirem futuros craques. A iniciativa contou com apoio da Secretaria Municipal de Esportes. (Foto: Ascom PMP)
Essa tal de “peneira” é uma furada( perdão pelo trocadilho):
Sabe quantos , estimulados pela história de Cafu ( que passou por 11 peneiras e chegou lá ) ou de Nixon (juazeirense atacante do Flamengo) , desses meninos chegarão a divisão de base, oriundos de uma peneira como essa ? 0,01 % (dados de Mauro Betting , publicados na Placar e numa série da BandSports !
Sabe qual a chance de um ” conhecido” de um dos diretores do Vitória ou de qualquer outro time chegar a titularidade das divisões de base ? Quase 50% (dados do mesmo Mauro Betting) !
Se um menino , realmente encanta numa peneira, o “olheiro” encaminha ele a um empresário que conhece o caminho das pedras e nunca, diretamente, ao setor de base de algum clube.
Essa é a realidade, dura realidade, mas existem exceções; mas que pagará pelos sonhos destruídos dessa molecada ?