Publiquei o LIVRO SÃO FRANCISCO DA TERRA, em junho do ano passado, graças ao empenho do SESC – Petrolina e lá está entre as 247 páginas minha opinião sobre a transposição do rio São Francisco. Fui convidade a participar da eleboração de outro livro que está sendo escrito em Sao Paulo pelo Grupo de Artistas da “EXPEDSÂOFRANCISCO” e já estamos trabalhando na elaboração do capitula que trata desse assunto. Até o momento, já se tem a participação minha, do Dr. Otavio Carvalho da CODEVASF e e do jornalista Fernando Valença da Folha de Pernambuco. Ainda estou aguardando que alguem me convença que esse projeto que prevê levar água para os irmãos de tão distante e deixa os primos de tão perto perecendo com a sede é um bom projeto.
Com todo respeito aos favoráveis, mas eu não conseguir ainda, ser convencido, bem que Fernando Valença tentou numa carta de 5 páginas que escreveu para mim, que será parte integrante do “FRANCISCO” que está sendo escrito. E não tenho nada contra a se levar o precioso liquido para o NE setentrional, com tanto que se respeite os ribeirinhos que vivem a séculos a poucos quilômetros do “Velho Francisco” e ainda não tiveram direito de usufruir dos beneficios que ele oferece. É lamentável.
Vitório é um grande ambientaliasta mas deveria se preoculpar também com as Algarobas que estão invadildo a nossa orla 2 em Petrolina………………………………………………………..
É isto BANANA, gostaria de saber quando é que estás ALGAROBAS da beira do rio (ORLA II) vão ser exterminada, poxa parece até que elas (ALGAROBAS) tem um pacto com os políticos que a quanto tempo estão ali, e é bom BANANA alertar também quanto a fechar o acesso a beira do rio, o que está acontecendo por parte do 72 BI (HOTEL DE TRANSITO) fecharam a passagem que desse para a beira do rio la do lado da pizzaria, mesmo que la embaixo não esteja servindo para nada, mas tem que ser aberto pois é de domínio público e o povo tem direito, observar também que na ORLA II os donos de bares estão se apoderando que calçadas e cercando o acesso ao POVO.
tenho respeito por Vitório, mas acho que ele precisa se aprofudar mas sobre o projeto são francisco, uma grande iniciativa do atual presidente. todos sabemos dos interesses econômico sobre o rio são francisco principalmente os estados de MINAS GERAIS particulamente o norte que mais destruiu as nascentes do são francisco para colocar suas siderugicas em fucionamento e fez muito pouco para protejer a serra da canastra e a BAHIA na questão da irrigação no poló Petrolina/ Juazeiro.precisamos divulgar quanto se consome do rio para irrigação? será se o vale seria beneficiado com os projetos em andamento como: revitalização do rio? saneamento ambiental ? abastecimento de água para rubeirinhos próximo ao rio?se não existisse o projeto de transposição de bacias isso estaria em pauta? quanto custa o carro pipa? em Pernambuco já somos doadores de água para o sertão central e sertão do araripe. precisamos, com responsabilidade social expandir isso para parte do nordeste Brasileiro.
Paulo Teogens fala agente como se fosse um genuíno ribeirinho… já está mais que provado que essa obra não vai servir aos sertanejos difusos, mas sim as médias e grandes cidades, e claro ao hidronegócio.
Parabéns! O senhor é um guerreiro incansável! Continue lutando contra esse projeto absurdo e imoral. Deus fez a natureza e permitiu que ela fosse sendo esculpida tal como é. Todos sabemos das condições em que o Rio São Francisco se encontra (entre outras coisas, muito assoreado) e o quanto é inviável essa loucura do nosso presidente. Existem enes maneiras de resolver o problema da falta de água e abastecimento dessas pessoas necessitadas. Sabemos também, os vários recursos hídricos permanentes e temporário, que já secaram por causa da ação humana que de forma incoerente em resolver problemas imediatos sem pensar nas consequências futuras. Nós ribeirinhos e demais amantes da natureza estamos do seu lado, do lado certo.