A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) passa a adotar, a partir desta quinta-feira (10), um novo número para as vazões das barragens de Sobradinho (BA) e Xingó (AL/SE). Do atual patamar de 4 mil metros cúbicos por segundo (m³/s), as vazões foram reduzidas para 3.500 m³/s e, até o sábado (12), ficarão em 3.000 m³/s.
Segundo a Chesf, a medida foi tomada por conta da diminuição na incidência de chuvas no alto São Francisco e da necessidade de manutenção dos níveis dos reservatórios na Bacia do São Francisco, diante da aproximação do final do período úmido (entre final de abril e início de maio). As vazões por ora anunciadas deverão permanecer no patamar indicado até nova avaliação.
O reservatório de Sobradinho encontra-se atualmente com 82% de seu volume útil e tem previsão de atingir 100% até final de abril, quando encerra o período úmido na bacia. A Chesf ressaltou ainda que a situação hidrológica da bacia e das demais onde há usinas e reservatórios é permanentemente monitorada, podendo haver alterações das vazões praticadas, conforme sejam as necessidades de geração de energia apresentadas pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) ou a alteração dos volumes pluviométricos nas regiões.
A Companhia chamou atenção, ainda, para a importância da não ocupação das áreas no leito do Velho Chico, haja vista eventual aumento no nível do rio durante o período úmido.