O governador Jaques Wagner anunciou neste sábado (12), primeiro dia da 5ª Conferência Estadual de Cultura da Bahia, que irá se reunir com representantes da classe artística para discutir o pagamento de projetos em aberto financiados pelo Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). Na ocasião, Wagner recebeu uma carta com reivindicações da classe artística. Em resposta às solicitações, o governador garantiu que irá manter o orçamento inicialmente previsto para 2014, de R$ 41 milhões.
Devido ao contingenciamento pelo qual passa o Estado, havia sido anunciada a redução para R$ 32 milhões. “Eu concordo que cultura, como dito na carta, é alimento, é saúde, é identidade de um povo e, portanto, a gente tem que efetivamente promover e patrocinar mais a cultura. E, por isso, estou assumindo o compromisso de honrar a previsão inicial dos recursos para o Fundo de Cultura 2014”.
A 5ª Conferência Estadual de Cultura da Bahia, que acontece até domingo na ‘Cidade do Saber’, em Camaçari, tem como tema “Uma política de Estado para a cultura: desafios do Sistema Estadual de Cultura”, e será marcada pela eleição de 20 novos conselheiros do setor (10 titulares e 10 suplentes), que assumem o cargo no próximo ano.