Os hospitais Universitário (HDM) e Dom Malan (HDM) integram a rede de saúde pública de Petrolina, mas o Governo da Bahia foi cobrado para que invista recursos nestas duas unidades. O autor da cobrança foi o vereador governista Zenildo do Alto do Cocar (MDB).
Na sessão plenária desta terça-feira (8), Zenildo usou a tribuna sensibilizar o governador baiano Jerônimo Rodrigues quanto ao cenário delicado em que essas unidades se encontram. Segundo o vereador, no mês passado o Hospital Regional de Juazeiro (HRJ) – que pertence ao Estado – realizou mais de 400 cirurgias eletivas, mas beneficiou apenas os pacientes do município baiano. Ou seja: os pacientes de Petrolina, que fizeram consultas através de regulação, ficaram de fora.
Em contrapartida, Zenildo disse que tanto o HU quanto o HDM está lotado de pacientes de municípios como Campo Formoso, Senhor do Bonfim e Feira de Santana – todos da Bahia. O vereador revelou ainda que o prefeito Simão Durando coloca, todo mês, R$ 3 milhões para o HU, “pagando cirurgia do povo da Bahia. Enquanto isso, fizeram uma seleção de pacientes (no HRJ), só colocaram o povo de Juazeiro. Petrolina ficou de fora. Isso é uma desigualdade, uma injustiça”, desabafou.
Como Juazeiro faz parte da Rede PEBA, tano quanto Petrolina, Zenildo apelou a Jerônimo para que o Estado coloque também recursos nas unidades médicas da cidade pernambucana que atendem pacientes baianos. Zenildo ainda cobrou do governador o serviço de urgência em ortopedia no HRJ, com o intuito de desafogar o HU de Petrolina.
KKKKKK, ESSE. VEREADOR ENTENDE NADA MESMO
O nobre Edil tá coberto de razão, sou vitima desse descaso do HRJ.
nesse caso ele tá mais que certo e você equivocado
Além de tá ficando velho, tá ficando doido.